Subscreve a nossa newsletter:

O que acham do novo site?

View Results

Loading ... Loading ...

Centro de Formação ECT
Público-Alvo: Estudantes de Engenharia Civil e de Arquitectura, Engenheiros Civis, Arquitectos e outros estudantes ou profissionais de áreas afins.

Estudos recentes indicam que as instalações de águas e esgotos são responsáveis por perto de 90% dos problemas e incomodidades na utilização dos edifícios. Ruídos, faltas de pressão, odores, variações bruscas de temperatura ou problemas de qualidade da água são exemplos de problemas correntes nessas instalações, que contribuem significativamente para a falta de conforto na sua utilização ou mesmo para problemas de saúde pública.

Em Portugal constata-se a existência de erros recorrentes em projeto e na instalação e redes prediais de águas e esgotos, contribuindo para os problemas atrás descritos e revelando a necessidade imperiosa de atualização técnica dos intervenientes nestes processos. A publicação recente de diversa normalização europeia no domínio das instalações prediais de águas e esgotos introduzindo novas conceções e soluções técnicas, reforça a necessidade de ações de atualização técnica em Portugal.

PROGRAMA: Apresentar e discutir erros correntes no projeto e na execução das instalações prediais de águas e esgotos, analisando as respetivas causas e consequências, e atualizar conhecimentos sobre as soluções atualmente disponíveis para a reabilitação destas instalações.

CONTEÚDOS: No presente curso são apresentadas as fundamentações técnicas para os problemas habituais e descritas as soluções possíveis para a sua resolução. Estas soluções podem também ser adotadas em contextos de reabilitação.

Análise e discussão de erros correntes em projeto de instalações prediais de águas e esgotos.
Análise da evolução recente no domínio das instalações prediais de águas e esgotos, incluindo a recente normalização europeia.
Análise de novas soluções técnicas para a execução de redes prediais.
Resolução de problemas correntes nestas instalações. Fundamentação teórica. Soluções possíveis e seu dimensionamento.
Público-Alvo: Estudantes de Engenharia Civil e de Arquitectura, Engenheiros Civis, Arquitectos e outros estudantes ou profissionais de áreas afins.
Carga Horária Total: 7h00
Calendário: 30/4/ 2014
Horário:10:00 às 13:00 e 14:00 às 18:00
Regime: presencial

Responsável/ Coordenador: Madalena Moreira – Universidade de Évora
Nome do Docente/Formador: Armando Silva Afonso – ANQIP/Professor Associado Convidado da Universidade de Aveiro Engenheiro Civil, Docente na Universidade de Aveiro, Investigação na área de Redes Prediais de Águas e Esgotos. Presidente da Direcção da ANQIP – Associação Nacional para a Qualidade das Instalações Prediais.

Curso – Ordem dos Engenheiros

Share

No dia 12 de Fevereiro de 2014 realiza-se na sede da Delegação Distrital de Évora da Ordem dos Engenheiros, a Conferência Medidas de Autoproteção. A conferência abordará o Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios e Recintos, Decreto-Lei 220/2008, de 12 de Novembro, relativo à implementação das medidas de autoproteção em edifícios e recintos, tendo como orador principal o Eng.º Carlos Ferreira de Castro.
Será também discutido o papel do Responsável de Segurança e o seu nível de envolvimento na Organização e Gestão da Segurança, bem como os aspetos que potenciam a emissão de pareceres divergentes pelas entidades e instituições.
A participação na conferencia é grátis mas carece de inscrição até 24 de Fevereiro.
Informações
Delegação Distrital de Évora
Rua Frei Carlos, 5 – r/c Dto.
7000-737 Évora
evora@sul.ordemdosengenheiros.pt
T 266 744 545

http://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/conferencia-medidas-de-autoprotecao-1/

Share

Direcção

Presidente- João Dias

Vice Presidente- André Pascoal

Vice Presidente- Ângela Vara

Tesoureira- Sara Bancaleiro

RGC

Presidente- José Miguel

Vice Presidente- André Monteiro

Secretária- Madalena Andrade

Conselho Fiscal

Presidente- Hugo Brito

Vice-presidente- Diogo Franco

Atividades Festivas

Coordenador-Mauro Condeça

Vice-Coordenador-Vasco Figueiredo

Alexandre Ramalhete

Hugo Morais

Micael Sousa

Projectos sociais

Coordenador-Sara Reis

Vice-Coordenador- Jessica Tiago

Vice-Coordenador- Ruben Gonçalves

Joana Chumbinho

Parcerias

Coordenador- João Barcelos

Vice-Coordenador-Francisco Vasconcelos

Vice-Coordenador- Jorge Costa


Share

Caros Colegas Estudantes da Universidade de Évora,

Venho pessoalmente, por este meio, esclarecer alguns aspectos que estão a denegrir a imagem do Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil.
O NEECUE como órgão associativo sem fins lucrativos, tem os objectivos bem definidos apresentados no seu estatuto que está presente nesta página, sendo claramente o objectivo principal e ao que se dá privilégio, se bem que por outras palavras, representar, defender e zelar pelos interesses dos Estudantes de Engenharia Civil da Universidade de Évora, de qualquer ciclo de estudos.
Assim, deixo claro que o NEECUE não apoia qualquer outro curso, nem listas, nem nada do género. Não apenas porque não pode, mas também porque o NEECUE não foi fundado com esse interesse, continuando com o único interesse de cumprir os objectivos escritos nos seus estatutos.
No entanto, o NEECUE tem o prazer de comunicar com os outros Núcleos da mesma academia, promovendo o convívio entre ambos e entre os cursos da mesma, podendo trocar impressões do trabalho desenvolvido ou desenvolver alguma actividade em conjunto. Assim, o NEECUE espera que não levantem falsos testemunhos, como já sucedeu, porque ajudar o próximo não significa apoiar qualquer tipo de campanha.
Espero ter deixado claro algum tipo de rumor que estivesse a ser partilhado na Universidade de Évora, contudo, caso contrário, tanto eu como o NEECUE estará disponível para qualquer tipo de esclarecimento.

Cordiais cumprimentos,
Inês Figueiredo.
Presidente do NEECUE.

Share

Na próxima quarta-feira, dia 28 de Novembro, irá realizar-se no Edificio Antonio Santos Junior, sala 104,  no polo da Mitra, uma tarde de Jornadas com o tema “Barragens de Betão”. Consultem abaixo, clicando na imagem, o respectivo programa.
Comparece!

Share
Convocam-se todos os alunos do curso de Eng. Civil para uma Reunião Geral de Civil (RGC). A RGC irá realizar-se no dia 19 de Novembro, próxima Segunda-feira, pelas 21:00 h na sala ( a designar) do CLAV.
A ordem de trabalhos irá ser a seguinte:
1. Esclarecimento/discussão do estado atual do curso
2. Eleições dos órgãos sociais
3. Outros assuntos
A comparência de todas as pessoas é de extrema importância, porque o Núcleo de Estudantes, cada vez mais, assume uma grande importância na vida académica de cada aluno. É este o momento em que todos temos que estar unidos.

Andre Monteiro
(Presidente da RGC)

Share

Realizou-se na Universidade de Évora, nos passados dias 10 11 e 12 de Outubro, o 15º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENaSB). Este Encontro foi promovido pela APESB – Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental..

Mais uma vez a nossa academia esteve ao nível de receber um congresso desta importância, onde se cumpriram os objectivos de “apresentar e discutir os mais recentes desenvolvimentos científicos, inovações, opções técnicas e recursos disponíveis para os serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos sólidosnas suas diversas áreas nucleares. Assim, conseguiu-se promover a discussão sobre a adaptação e sustentabilidade de serviços urbanos de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos” e “promover o intercâmbio entre os profissionais do sector”, ou seja, os objectivos fulcrais do ENaSB.

Os alunos da Universidade de Évora foram colaborantes neste tipo de iniciativa, contribuindo para o sucesso do evento. Tal ajuda foi destacada pelos oradores convidados na sessão de encerramento.

O NEECUE quer agradecer aos alunos que participaram neste congresso e em especial à Professora Madalena Moreira da Universidade de Évora, pela forma dedicada que mostrou em desenvolver este evento na nossa academia.

Informações Adicionais:
Site do ENaSB –
http://www.15enasb.org/

Share

Nos passados dias 1, 2 e 3 de Outubro, realizou-se na Universidade de Évora o VIII Congresso Ibero-americano de Acústica, o VII Congresso Ibérico de Acústica, o XLIII Congresso Espanhol de Acústica – TECNIACÚSTICA® 2012 – e o Simpósio Europeu de Acústica tendo como tema: Acústica Ambiental.

Nestes eventos existiu a apresentação dos trabalhos mais recentes realizados nos diferentes domínios da Acústica, disciplina que se encontra cada vez mais, e com maior importância, presente no desenvolvimento tecnológico, nos curricula das Universidades, nas prioridades dos Laboratórios de Investigação, nas preocupações dos Organismos Estatais, Câmaras Municipais e Empresas, assim como nas actividades de trabalho, lazer e cultura.

A nossa academia esteve ao nível de receber tal Congresso, realizando um congresso de excelência, tendo tido vários elogios até à data e o agradecimento do apoio dos alunos de Engenharia Civil na sessão de encerramento.
Assim, o NEECUE quer agradecer aos alunos que participaram neste congresso e em especial ao Professor José Júlio e à Professora Teresa Pinheiro-Alves da Universidade de Évora, pelo modo como se mostraram dedicados em apoiar esta iniciativa.

Informações adicionais:
Site do evento: http://www.spacustica.pt/acustica2012/portugues/index_pt.html

Share

Caros alunos de Eng. Civil da Universidade de Évora,

O NEECUE vem por este meio desejar a todos os alunos de Engenharia Civil, um excelente ano lectivo.
Aos novos alunos, esperemos que gostem da nossa academia, com um ensino de excelência e da Muy Nobre e Sempre Leal Cidade de Évora, que tanto tem para nos oferecer.
O NEECUE encontra-se sempre disponível para qualquer dúvida ou problema que surja com os alunos do curso de Engenharia Civil. Para tal, basta entrar em contacto connosco através dos contactos encontrados no site.
Contem connosco, tal como nós contamos contigo para nos ajudar a lutar por um curso melhor!

Bons estudos.

Aspecto dos Canais do Núcleo de Hidráulica da Universidade de Évora

O NEECUE.

Share

3 MAIO

III Jornadas NEECUE (Anf.1 Colégio Luís António Verney)

11h00 – Sessão de Abertura do Mês da Engenharia Civil na Universidade de Évora

- Prof. Dr. Carlos Braumann—Reitor da Universidade de Évora.
- Prof. Dr. Paulo Quaresma – Director da Escola de Ciências e Tecnologia
- Prof. Dr.ª Teresa Pinheiro-Alves – Directora do curso de Licenciatura em Engenharia Civil.
- Prof. Dr.ª Madalena Moreira – Directora do curso de Mestrado em Engenharia Civil

11h30 – Engenheira Ana Silva – Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM – “A gestão de Resíduos de Construção e Demolição”
12h30 – Almoço

14h30 – Engenheiro João Pires da Fonseca  – Universidade da Beira Interior – “O caminho das forças através das estruturas. Teoria e Prática”

15h15 – Eng.º José Manuel Pinto—Soares da Costa – “Internacionalização da construção civil”

16h00 – Coffee break

16h30 – Encerramento.

9 MAIO

Ciclo de Conferências

14h30- Professor Doutor José Mirão – Universidade de Évora / Laboratório Hércules – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda / CGE Centro de GeofísicaProf. Doutor João Mirão – “Composição de Argamassas Antigas”

11 MAIO

Visitas Técnicas*

10h30 – Obra de reabilitação do palácio da Inquisição e Casas Pintadas em Évora – ponto de encontro junto do Fórum Eugénio de Almeida.

23 de Maio

Visitas Técnicas*

Visita técnica à obra do Évora Shopping em hora a confirmar. Irá ser necessário a utilização de equipamento de proteção individual (botas, capacete e colete) e inscrição obrigatória, para poder participar na visita.

24 de Maio

Ciclo de Conferências

11h00 – Prof. Doutor João Appleton – local a definir

30 de Maio

Cerimónia de Encerramento – III Jornadas NEECUE

14h30 – Professor Doutor José Manuel Rijo – Universidade de Évora / Núcleo de Hidráulica e Controlo de Canais ( http://canais.nuhcc.uevora.pt/ ) - “Modernização de canais de Adução”

15h15 – Professor Doutor António Adão da Fonseca – Professor Catedrático Aposentado FEUP / Engenheiro Civil (UP) Conselheiro e Especialista em Estruturas (OE) / Consultor e Projectista de Estruturas de Engenharia Civil – “A Engenharia Civil e as Pontes”

16h00 – Coffee break

16h15 – A confirmar

17h00 – Cerimónia de Encerramento do Mês da Engenharia Civil na Universidade de Évora
Convidados a confirmar

*O programa no site irá sendo divulgado conforme confirmações. Todas as semanas será actualizado com as novas actividades da semana. Não deixe de nos seguir no facebook.

* A inscrição nas visitas é feita através da página do facebook do Mês da Engenharia Civil (http://www.facebook.com/MesdaEngenhariacivilnauniversidadedeevora) ou através de email. Por email o assunto deve dizer “visita técnica” e no conteúdo constar a visita na qual se inscrevem, o nome, contacto telefónico e número de aluno.

Share
Última mensagem
4 anos, 1 mês
 atrás